Quem Somos

O Instituto Silvério de Almeida Tundis – ISAT é uma associação civil sem fins lucrativos, criada em 18 de agosto de 2005, de utilidade pública municipal (Lei Municipal nº 1.050, de 26/10/06) e estadual (Lei Estadual nº 3.130, de 23/05/07), com sede em Manaus, Amazonas,. O ISAT foi criado a partir da necessidade de oferecer infra-estrutura administrativo-financeira e possibilitar a ampliação de um projeto de extensão da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) iniciado, como projeto voluntário, em junho de 2002, com pacientes abandonados no Centro Psiquiátrico Eduardo Ribeiro – CPER, em Manaus/AM, transformado em projeto e posteriormente, em Programa Encontro. Esse programa, idealizado e coordenado pela psiquiatra Ana Maria Coelho Marques, ligada à Associação Amazonense de Psiquiatria e pela psicóloga, Ermelinda do Nascimento Salem José, professora da UFAM, é fruto da participação dessa equipe em movimentos sociais, desde a década de 80, para melhoria das políticas públicas em saúde mental, e por uma sociedade que comporte as diferenças.

Para viabilizar o desenvolvimento conjunto desse trabalho, o ISAT estabeleceu dois Termos de Cooperação Técnica que perduram até janeiro de 2012: o primeiro com a UFAM que possibilitou o desenvolvimento desse programa e sua ampliação para outros contextos; o segundo com a SUSAM, que autorizou o desenvolvimento do Programa Encontro no CPER, e a criação de um campo de estágio nesse hospital, administrado pelo ISAT. No primeiro semestre de 2012, já estabelecemos Termos de Cooperação Técnica com o Centro Universitário Laurentis International (UNINORTE); estamos ultimando o Convênio para Estágio Curricular com o Centro Universitário Luterano de Manaus – CEULM/ULBRA, para início em agosto de 2012; abrindo campo de estágios na sua nova sede, à Rua Padre José de Anchieta, número 527 – Bairro Dom Pedro I, Próx. ao Residencial João Pará, onde o ISAT está desenvolvendo o Programa Espaço ArtEncontro. O nome do ISAT é uma homenagem a Silvério de Almeida Tundis – ISAT, psiquiatra amazonense que liderou o movimento de Reforma Psiquiátrica no Amazonas durante a década de 80, tendo sido o primeiro Coordenador de Saúde Mental do Estado.

Para nós, a criação do ISAT simboliza realmente um novo começo, entre tantos re-começos ao longo da nossa caminhada no voluntariado junto às pessoas com transtornos mentais, iniciada no Centro Psiquiátrico Eduardo Ribeiro (CPER) em junho de 2002. Assim temos caminhado, em encontros e desencontros, face a face com essas pessoas especiais, experimentando limitações, dificuldades, vivendo experiências singulares e inovadoras, descontruindo nossos próprios preconceitos e concepções cristalizadas sobre a loucura para permitir a vivência de uma (re)construção pessoal e profissional profundamente enriquecedora, embasada nas propostas de Jacob Levy Moreno, criador do Psicodrama, que acreditava nas infinitas possibilidades de crescimento que o encontro humano pode proporcionar. A realização deste trabalho constitui, assim, o marco de um novo caminho que se abre para todos – pacientes e trabalhadores – fora do manicômio, pois acreditamos que, embora difícil, é possível mudar paradigmas e quebrar preconceitos há tanto tempo instalados no imaginário social relativos à loucura e ao doente mental. É nossa tarefa evidenciar que, por detrás da figura do “louco”, da doença que tanto assusta, existe alguém que merece ser visto, ouvido e respeitado. Não estamos apontando caminhos, intentamos apenas contribuir para criá-los.

2 Replies to “Quem Somos”

  1. olá me interessei pela modo como a instituição trabalha, sou estudante de psicologia e curso o 8º período, como faço para fazer um estágio voluntário nessa instituição?

    1. Olá Myleide Caroline
      Nos procure, o estágio voluntário é conforme sua disponibilidade.
      Estamos localizado na Rua Padre José de Anchieta, nº 527 – Conj. Dom Pedro , Bairro Dom Pedro I
      Telefone: 3584-4473-98266-0009
      Falar c/ Fabrício Sales

      Estamos no seu aguardo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *