Seped 2016

O Instituto Silvério de Almeida Tundis – ISAT tem o prazer de informar à sociedade amazonense, a celebração do Termo de Fomento com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiencia – SEPED.

Termo de Fomento nº 07/2016
Projeto: “Pessoas com deficiência e suas famílias: assistindo na cooperação nas atividades de vida diária”
Celebração: Junho/2016 à Março/2017
Período de Execução do projeto: Julho/2016 à Março/2017
Unidade orçamentária: 36101
Programa de trabalho: 08.244.3294.2528.0001
Fonte: 0410
Natureza de despesa: 33504301
Nota de empenho nº 00148 emitida em 24/06/2016
Valor R$ 120.000,00 (Cento e vinte mil reais)
Data da assinatura do Termo de Fomento: 24/06/2016.

IMG-20160713-WA0004

O Projeto: Pessoas com deficiência e suas famílias: assistindo na cooperação nas atividades de vida diária, Termo Fomento:07/2016, financiado pela SEPED iniciado dia 01 de Julho, tem como objetivo principal trabalhar as Atividades de Vida Diária, pois, a partir de projetos passados, percebeu-se que o adoecimento ocasiona uma dificuldade funcional no Autocuidado e nas Atividades Domésticas. Trabalhando esses pontos, fortalecemos as relações familiares, a autonomia do usuário e sua autoestima.

No mês de Agosto iniciamos as visitas domiciliares, onde o assistente social e psicólogo do projeto vão fazer orientações aos familiares dos usuários, além de mostrar a importância do mesmo em acompanhar seu familiar adoecido.Entende-se que muitas pessoas com deficiência psicossocial, precisam de um acompanhante para poder percebe-se uma melhora elevada.

No mês de Setembro nossos usuários foram convidados a conhecer o trabalho de um parceiro nosso, a Equoterapia da Policia Militar de Manaus. Foi um momento bastante proveitoso para estreitar os laços sociais e familiares.
Além disso, nesse mês trabalhamos diversas atividades com nossos usuários, como simulação de compras para que os mesmos consigam retomar essa atividade sem medo ou inibição.

No mês de Outubro tivemos um estudante de odontologia o qual foi convidado para realizar uma palestra de cuidados bocais com nossos participantes, para que os mesmos possam fazer essa atividade da maneira correta.

Em Novembro, estamos conseguindo realizar as atividades de acordo com o plano de trabalho. Além disso, alguns dos nossos usuários e familiares participaram do evento anual da instituição o Loucos Por Massa, sendo esse um momento de interação social.

No mês de Dezembro, com grande prazer, participamos do evento realizado pela secretaria SEPED, foi um espaço onde todas instituições presentes puderam demonstrar que mesmo com suas limitações a pessoa adoecida não deixou de ser pessoa e consegue realizar atividades.

No mês de Janeiro de 2017, após um período de recesso, retomamos nossas atividades e visitas domiciliares. Dentre as atividades vários temas foram trabalhados e retrabalhados, dentre todos, tivemos um estudante de medicina,realizando uma palestra sobre Hipertensão, pois várias pessoas tem esse adoecimento.

Em Fevereiro, mês do carnaval, conversamos muito sobre assuntos relacionados a esse tema. Os cuidados que se devem ter no carnaval, o cuidado com os ouvidos, com o trânsito e vários outros. Também, tivemos nosso baile de carnaval onde os participantes puderam se descontrair, melhorar seus vínculos sociais e familiares. Por fim, realizamos um passeio para o Jardim Botânico – MUSA, onde os participantes puderam conhecer um pouco da nossa cultura e botânica regional.

Chegando em Março tivemos temas diversos: em comemoração ao dia 8 de Março, conversamos muito sobre as mulheres, o que já conseguiram conquistar, os exames periódicos necessários, o histórico do dia Internacional e outros. Ocorreu, também, a semana do livro, onde cada participante criou seu próprio livro e falamos sobre o cuidado com ele. Além disto, conversamos sobre a água, sua importância e utilidade. Por fim, vale ressaltar, do passeio ao INPA que realizamos nesse mês, os participantes adoraram conhecer um pouco desse local e da nossa natureza.

O mês de Abril foi o último do Projeto SEPED 2016. É importante destacar que mais atividades do que estavam previstas foram realizadas nesse projeto. Pode-se afirmar que nossos usuários conseguiram alcançar algumas melhorias nas suas vidas, a partir desse projeto.

Nesse mês, também, realizamos nosso tradicional passeio para o sítio Dona Preta, nós, os usuários e seus familiares fizemos um passeio super diferente, onde conversamos e brincamos bastante, o que nos proporcionou um dia muito agradável e uma oportunidade de estreitamento dos laços afetivos do grupo.